Delícias da culinária germânica: CHUCRUTE ou como é chamado na Alemanha, SAUERKRAUT


Os pratos típicos estão intimamente ligados a lugares, mostrando como cada povo se alimenta e se comporta culturalmente. A culinária alemã é um exemplo bastante rico com dezenas de referências gastronômicas conhecidas no mundo todo. O chucrute ou sauerkraut (sauer=azedo kraut=repolho) pode ser considerado um dos mais famosos pratos alemães. Além de ser delicioso, o prato traz inúmeros benefícios para a saúde. Geralmente é o acompanhamento preferido das salsichas, kassler ou joelho de porco, ou como é chamado na Alemanha joelho de porco.


No Brasil infelizmente a iguaria ainda não é muito consumida. Exceção o sul do país que tem uma colônia alemã grande. Mas afinal de contas, o que é o chucrute? É uma conserva de repolho fermentado, geralmente feito com ervas aromáticas e pedaços generosos de bacon. O repolho é uma fonte natural de vitamina C, entretanto, pelo processo de fermentação, o chucrute aumenta o teor de vitaminas pela atividade de bactérias benéficas, que produzem vitaminas do complexo B e enzimas.

Como curiosidade, durante a segunda guerra mundial, os soldados alemães ganharam apelidos como chucrutes ou krauts devido a tradicional comida.

Embora muitos acreditem que o chucrute tem sua origem na Alemanha, na verdade o repolho fatiado e fermentado tem sua origem na China, no século 3 antes de Cristo. Lá os trabalhadores na construção da grande muralha da China recebiam essa espécie de chucrute como ração. Da China o produto foi trazido para o Ocidente. Os gregos e romanos também teriam apreciado a iguaria.

Desde o século 19 fabrica-se chucrute de maneira industrial. Na Alemanha são produzidos em média 80 mil toneladas do alimento por ano, segundo informações da Associação Nacional de Indústrias de Transformação de Frutas, Legumes e Batatas.

Se falando um pouco do consumo, alguns chucrutes são bem azedos devido a fermentação. Nestes casos, basta lavar um pouco em água filtrada que o azedo diminui bastante. Na Alemanha, o produto é servido morno, geralmente aquecido numa frigideira com bacon e grãos de zimbro.

Aqui na Frankfurter servimos o New Yorker com chucrute temperado com ervas e bacon. Demos esse nome ao hotdog devido a ser bastante comum encontrar hotdogs com chucrute nas ruas da cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos.

Comentários