Weisswurst, a salsicha branca típica de Munique

A salsicha WEISSWURST pode ser considerada um símbolo gastronômico da cidade de Munique na Alemanha. Em todas as festas temáticas ela aparece em destaque e sempre é uma das iguarias mais apreciadas pelos comensais. 

A salsicha geralmente é consumida no café da manhã da Baviera, um dos dezesseis estados da Alemanha. Tradicionalmente a weisswurst é servida aos pares e ainda em uma tigela de porcelana com tampa e com a mesma água que foi cozida. Acompanham a salsicha, pretzels, mostarda doce de maça e chope de trigo. Esse é o café da manhã típico de Munique. Somente os turistas pedem essa deliciosa combinação no almoço ou jantar. 



Mas como e onde surgiu a weisswurst? A salsicha foi criada por Herr Sepp Moser, um açougueiro de Munique em 1857. "Wurst" é salsicha em alemão. "Weiss" é branco/a em alemão. Portanto weisswurst pode ser traduzida em português como salsicha branca. 

Na verdade a salsicha surgiu como uma solução para um problema enfrentado por um restaurante que ficava ao lado do açougue que trabalhava Herr Moser. No dia 22 de fevereiro de 1857 as tripas de carneiro para enchimento de salsichas acabaram e por esse motivo as aguarias foram retiradas do menu, um absurdo para os comensais ávidos por provar as deliciosas salsichas daquele restaurante. Herr Moser sugeriu ao dono do restaurante que ele utilizasse tripas de porco, mais fina para o enchimento. O dono então pediu para Herr Moser fazer uma salsicha nova e ele pegou carnes nobres de porco, vitela, bacon, ervas, especiarias e especialmente salsa e ensacou com a tripa de porco. Temendo que as tripas fossem romper durante o processo de fritura, Herr Moser colocou as salsichas em água quente, não fervendo, por 10 minutos. Ele apresentou a nova salsicha aos clientes do restaurante vizinho e estes adoraram a iguaria. E assim surgiu a weisswurst. 

Legal a história. Não acham? 



Não é recomendado pela etiqueta bávara, mas a weisswurst pode ser consumida com purê de batatas, molho de cogumelos ou chucrute. Açúcar mascavo pode ser adicionado na água de cozimento, assim como cravo, noz-moscada ou louro. Tudo isso para dar um toque especial a iguaria.

Nós da Frankfurter estamos fazendo a nossa versão da weisswurst e a partir de agora será possível pedir nossos hotdogs com a salsicha, além das tradicionais frankfurter, schüblig e bratwurst. E por falar em bratwurst, a weisswurst é mais leve que a bratwurst e tem mais salsa no seu preparo. Fica realmente uma delícia. E acompanhada de batatas souté, não tem coisa melhor.

É isso. Espero que tenham gostado desta pequena história.

E "Guten Appetit!" a todos.

Comentários