As principais variedades de salsichas


As salsichas estão presentes nos cardápios do mais variados lugares do mundo. Cada local usa um tempero diferente e combinação de carnes para fazer um produto delicioso e exclusivo. Elas podem ser cozidas, defumadas, frescas e secas. Um destaque especial para a Alemanha. Lá existem 1200 tipos de salsichas e cada região desenvolveu seu próprio tipo.



As salsichas verdadeiras são ricas em sabores, aromas e apresentam diferentes texturas e tamanhos. Infelizmente no Brasil optou-se por desenvolver um produto pobre, ruim e pouco nutritivo. No geral as salsichas feitas no país são feitas com restos de frango e cortes secundários de suínos e bovinos. Além disso, são colocados altos níveis de conservantes, sódio e produtos químicos para preservar que no fim das contas fazem muito mal a nossa saúde. Também é importante dizer que no Brasil algumas empresas produzem a verdadeira salsicha e estas são muito boas e tem uma qualidade muito superior aquelas geralmente vendidas em supermercados. Podemos destacar como exemplo a BERNA, uma empresa familiar que atende do varejo ao atacado há mais de 50 anos e trás receitas tradicionais suíças em produtos com baixo teor de sódio e conservantes.


Abaixo a relação das principais salsichas em diversos países:

Andouille (França)
Está salsicha é feita com carne de porco e condimentos fortes, além de ser defumada. Nos Estados Unidos esta salsicha é frequentemente associada a culinária Cajun ou Crioula. Se come como prato principal ou junto com pão.

Bangers (Reino Unido)
Salsicha preparada com carne e quantidades variáveis de biscoito e cereais. Se come fresca ou pré-cozida.

Berliner-Style (Alemanha)
Feita com carne de porco curada moida grosseiramente. Temperada somente com açúcar e sal. Se come cozida. Defumada.

Schüblig (Suiça e algumas regiões da Alemanha)
Feita com carne de porco, bacon e temperos variados. Geralmente mais forte e bastante defumada. Tem sabor bem característico devido ao bacon.

Bratwurst (Alemanha)
Feita com carne de porco ou mistura de porco e vitela. Dentre os temperos usados, pode-se destacar a pimenta, sálvia e noz-moscada. Se come cozida ou fresca.

Chorizo (Espanha)
Salsicha de origem espanhola feita a partir de carne de boi. Defumada. Tem muitos condimentos. Geralmente o termo é usado para designar qualquer salsicha feita na Espanha. Se come fresca, cozida ou seca, como um salame.

Frankfurters (Alemanha)
Carne suína, curada e defumada. Os seguintes temperos podem ser usados na sua fabricação: coentro, alho, mostarda, noz-moscada, sal, açúcar e pimenta do reino. As salsichas frankfurters devem ser servidas quentes e ter uma crocância ao se quebrar os envoltórios na boca. 

Kielbasa (Polônia)
Feita com carne de porco magra com um pouco de carne de boi. Altamente temperada com alho. Também conhecida como salsicha polonesa. Se come cozida.

Linguiça (Portugal)
Salsicha portuguesa feita a partir de carne de porco moída grosseiramente. Temperada com alho, colorau, cominho e canela. Antes do enchimento a salsicha é marinada num preparado a base de vinagre. É conhecida também como Longanzia. Se come crua ou cozida.

Salami (Itália)
Salsicha seca da Itália, com destaque ao sabor fermentado. Geralmente é feita com carne de boi e de porco. Temperada com alho, sal, pimenta e açúcar. Algumas salsichas são secas para atingir uns 30-40% de perda de humidade. Se come crua.

Thuringer (Alemanha)
Salsichas feitas com especiarias e ervas encontradas na região da Thuringia, Alemanha. Feita principalmente com carne de porco moída. Geralmente temperada com manjerona e outras ervas. Pode ser defumado ou não. Se come crua ou cozida.

Viena (Austria)
Uma versão similar a salsicha frankfurter alemã, só que feita com um mix de carne bovina e suína. Tem diâmetro menor e geralmente uma textura um pouco mais macia. O nome vem em homenagem a cidade austríaca e também pode ser chamada de “wiener”. Defumada. Se come cozida.

Weisswurst (Alemanha)
Significa “salsicha branca”. Feita de carne de vitela e carne de porco. Suavemente temperada. Deve ser consumida rapidamente, pois é muito perecível. Se come crua ou cozida.

Bem, é isso. Esses são apenas alguns exemplos de salsichas pelo mundo. Existem muitos outros produtos com temperos variados. Aqui na Frankfurter produzimos localmente uma versão local da frankfurter, schüblig, bratwurst com cerveja, de frango e também uma versão 100% bovina. 

Comentários