Salsicha, vilã da vez?




A cada dia vemos uma reportagem denegrindo as salsichas. Umas dizem que comer salsicha faz muito mal a saúde, outras dizem que basta comer uma salsicha para perder 15 minutos de vida. E por ai vai. Anos atrás o vilão da vez era o ovo. Em outros tempos a gordura animal. Agora já existem estudos sérios que mostram que ovo faz bem a saúde. Um pouco de gordura também não faz mal algum. Agora a vilã da vez são as salsichas e demais embutidos, como bacon, presunto e outros.

Temos que aprender a analisar as diversas reportagens antes de simplesmente nos tornarmos radicais gastronômicos e deixar de comer isso ou aquilo. Realmente no Brasil as salsichas industriais vendidas em supermercados são produzidas com altas doses de gordura, sódio, corantes e conservantes. Além disso, esses produtos são produzidos com as chamadas CMS ou carnes mecanicamente separadas, onde máquinas especiais separam a carne dos ossos, e depois são misturadas até formar na pasta cárnea usada no preparo de salsichas e outros embutidos. Quase que a totalidade das carnes mecanicamente separadas são carne de aves, mas carne suína também pode ser usada.

Dizer simplesmente que todas as salsichas vendidas no país são feitas com CMS e devem ser evitadas ou mesmo banidas do nosso cardápio é uma inverdade e de certa forma injusto com os diversos produtores artesanais espalhados pelos rincões do país. Tanto as salsichas quanto os embutidos artesanais são feitos com carnes nobres de suínos e bovinos e com baixas quantidades de gordura e sódio são usados. Portanto, existem produtos de excelente qualidade que são feitos artesanalmente, onde as salsichas são separadas e amarradas uma a uma.

Fiquem sabendo que no Brasil existe uma instrução normativa do Ministério da Agricultura onde se estabelece classificações para venda de embutidos, especialmente salsichas. No geral, quanto menos quantidade de CMS, maior a qualidade. No caso dos produtos artesanais, não existe a adição de CMS, portanto são produtos de excelente qualidade. Todos os produtos feitos na Frankfurter são produtos artesanais e não são usados nada de CMS, além de os produtos serem feitos com carnes nobres de suínos. Entende-se como carne nobre de suínos a paleta, pernil e também a copa-lombo.

Em resumo, de sempre preferência para produtos de origem artesanal feitas por produtores regionais. Se ainda assim quiser comprar salsicha em supermercado, a melhor forma de descobrir a qualidade é observando o rótulo do produto. A sequência de ingredientes é feita conforme a quantidade de um produto, do maior para o menor. Por exemplo, se o primeiro ingrediente for CMS depois amido de milho e nitrato de sódio fica bem claro que este produto tem uma qualidade bem duvidosa. Sugiro que fuja deste produto, pois apesar de ter um preço mais baixo, é de baixa qualidade.

Para finalizar, respondendo a pergunta título do artigo, não a salsicha não é a vilã da vez. Basta dar preferência para comprar produtos artesanais, especialmente de produtores locais. Desta forma vai ajudar ao progresso de sua região e valorizar esses pequenos produtores. Essa é a proposta da Frankfurter deste o início das atividades há 3 anos. Por 2 anos compramos nossas salsichas de produtores artesanais e neste ano decidimos fazer nossos próprios produtos de forma totalmente artesanal.

Em resumo, escolher os produtos de produtores locais confiáveis e principalmente não deixar de consumir esses produtos, ricos em sabores e aromas.

Comentários