Bacon artesanal

Nós da Frankfurter somos verdadeiramente apaixonados por bacon, mas tem que ser um delicioso bacon feito de forma artesanal, sem aqueles conservantes pesados que deixam a carne super salgada e com aquele sabor de algo artificial.


Justamente pela preocupação com a qualidade do produto que servimos em nossos lanches e pratos, decidimos passar a fazer nosso próprio bacon. Estudamos muito, participamos de eventos de charcutaria e fizemos vários testes até chegar no produto ideal.

A vantagem de fazer o próprio bacon é saber o que está comendo, e principalmente poder selecionar a carne usada no preparo. Nós usamos a barriga suína, ou como é mais conhecida pancetta, bem magra sem muita gordura.

O processo artesanal leva, em média, uma semana para ser concluído, onde a carne é misturada na chamada "cura seca", com sal, açúcar mascavo e especiarias. Depois de uma semana "descansando" nesta mistura o produto é defumado lentamente em 4 a 6 horas. Na defumação o produto é cozido até atingir uma temperatura interna própria para consumo com segurança. Depois é levado em geladeira e pode ser consumido em 20 dias.

O processo industrial é muito mais rápido onde geralmente uma salmoura é injetada na carne e logo em seguida defumada. Com inúmeros conservantes, a carne pode ser consumida em até um ano após a fabricação, mesmo sem estar refrigerado.

Um outro detalhe é que geralmente os produtos industriais são carregados de uma fumaça em pó de péssima qualidade que dá aquele aroma defumado. No caso de produtos artesanais, geralmente é feito defumação em defumador, usando-se lascas de madeira ou serragem de árvores frutíferas. Por essa razão que o bacon e demais produtos artesanais são mais caros. Em contrapartida, o cliente encontra uma qualidade que ele não encontra em produtos de prateleira de supermercado.

O produto pode ser consumido de diversas formas, inclusive crú, visto que já foi cozido na defumação. Algumas pessoas gostam de consumir o bacon artesanal como um presunto crú, simplesmente cortando finamente e colocando no meio do pão. Mas pode-se também fritar em tiras finas ou grossas ou mesmo levar ao forno em cima de uma batata. Fica uma delícia.

Como falamos antes, todos os nossos produtos agora são servidos com o bacon feito pela gente. Mas ficou interessado em fazer seu próprio bacon em casa? Não tem problema, siga este passo a passo e tenha no final um delicioso produto exclusivo que não vai encontrar em supermercado.


Para fazer o bacon, vai precisar de uma barriga de porco bem magra. Faça uma mistura seca de sal, açúcar (pode ser comum ou mascavo), pimenta preta moída e páprica defumada. Tudo a gosto, mas sem exagerar em cada ingrediente. Passe essa mistura na carne, coloque num saco de alimentos bem fechado e guarde na geladeira por 7 dias. Depois desse período, lave bem a carne para tirar o excesso da mistura e faça a defumação num forno. Pode ser convencional, mas o elétrico é melhor devido ao melhor controle da temperatura. Deixe 2 horas a 60 graus, 2 horas a 70 graus e mais 2 horas a 80 graus até atingir uma temperatura interna de pelo menos 72 graus. É necessário ter um termômetro culinário para verificar a temperatura. Após a defumação dê um choque térmico em água bem gelada e leve a geladeira por mais 24 horas. Pronto, o bacon já pode ser consumido. Para se defumar no forno é necessário introduzir algum equipamento que gere fumaça.

Comentários